Rosa Virgínia
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico InformáticaAlguém pode esclarer como posso pedir revisão sobre o bloqueios de valores pagos para contribuições do Inss. Quero saber se seria caso de só complementar valores.
Consultei o extrato de contribuição do Inss da minha mãe e vi que nos meses de 04/2020 a 06/2024 estão com o indicadores ''IREC-LC123 e PREM-BLOQ-EC103". E também consta a informação "Contribuinte Individual 01/04/2020 - 30/04/2026 IREC-INDPEN"
Ela estava desempregada desde 2002 e só conseguiu voltar a contribuir por conta própria para o inss em 04/2020.
Os únicos meses que contam como regulares são 07/2024 a 04/2026 que são contribuições descontadas do emprego atual dela que é um PSS do Estado. Nessas contrubuições consta o indicador: IVIN-JORN-DIFERENCIADA.
Mesmo com descontos de inss feitos no salário dela, ela continuou pagando o GPS através do código 1163 porque fazia bicos de reforço escolar.
Sobre o Cálculo de GPS Diferença de Valor Devido - Contribuição Inferior ao Salário Mínimo diz que "Não foi localizada no CNIS competência com valor abaixo do mínimo para pagamento de diferença."
Minha mãe tem 57 anos , 8 anos e 1 mes de contribuição e usando o simulador do inss, vi esse resultado:
Regras de transição:
*Aposentadoria por idade - carencia faltam 80, idade - 4 anos 7 meses 16 dias
*Aposentadoria por tempo de contribuição e idade - faltam 124, idade - faltam 2 anos 1 mes 15 dias